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O nome Salamandra foi escolhido por fazer parte de um momento épico na historia da ciência. Esse momento se relaciona com os estudos do sistema nervoso e particularmente aos estudos do fenômeno da percepção.

Nos evoca descobertas que mudaram significativamente as bases do entendimento do operar do ser humano tanto na dimensão biológica quanto na dimensão cultural do ser humano e das suas relações.

Reconhecimento: Gostaríamos de manifestar nossa gratidão a Escuela Matriztica de Santiago por nos mostrar e nos acompanhar no caminho do entendimento do humano.

Alvaro de Paula Souza

Pós graduado em Marketing pela ESPM, Psicólogo e Comunicólogo, com experiência profissional como executivo em empresas familiares nacionais e multinacionais. Como consultor na área de desenvolvimento organizacional, realizou projetos de gestão de mudança, desenvolvimento de lideranças, teambulding, coaching de grupo e individual em empresas como Unilever, Microsoft, Hipermarcas, Banco do Brasil, Metrô, Bayer, Bungue, MacDonald’s, lojas Marisa, grupo Pão de Açúcar, Deutsche Bank.

Especialista com certificação pela metodologia Result Based Lidership-RBL (EUA) e pelo Instituto Matrístico - Biologia Cultural (Chile). Atualmente, é professor da FGV nos cursos de Dinâmica Organizacional e Liderança para Jovens Talentos da GV-PEC. Professor convidado do Centro de Desenvolvimento de Lideranças da Business School São Paulo e do Programa Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas (PDA) da Fundação Dom Cabral.

Claudio Yusta

Sócio diretor da Salamandra Consultoria, licenciado em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade do Chile.

Pós-graduado em Desenvolvimento Organizacional pela faculdade de Economia da Universidade do Chile, em Recursos Humanos pela Universidade Diego Portales e em Biologia Cultural pela Escola Matriztica de Santiago. Com formação em psicanálise pela Sociedade Paulista de Psicanalise e em Coaching Ontológico pela Newfield Consulting.

Ao longo da minha vida professional tenho participado em importantes projetos de desenvolvimento Humano e Organizacional no Chile, Estados Unidos e Brasil.

No Chile considero oportuno destacar projetos de Saúde Mental Comunitária com ênfase na reinserção social de crianças e adolescentes em situação de risco social e nos Estados Unidos apoio psicológico para imigrantes latino americanos em situação de vulnerabilidade social e afetiva.

Há 19 anos no Brasil, desenhando e conduzindo projetos de desenvolvimento com ênfase em Gestão da Mudança, Cultura Organizacional e Liderança em empresas de grande e pequeno porte.

À luz da minha experiência profissional posso afirmar que o alto desempenho só é possível quando as lideranças da empresa tem a inteligência, coragem e generosidade para integrar, no cotidiano organizacional, eficiência e humanidade.

SERVIÇOS

GESTÃO DE CULTURA
ORGANIZACIONAL

quando os desafios do negócio exigem uma Cultura Organizacional fortemente alinhada em termos de propósito, ações e comportamentos.

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DESENVOLVIMENTO
DAS LIDERANÇAS

quando a organização busca propiciar um processo de aprendizagem e ampliação de consciência em torno das diferentes dimensões envolvidas no exercício efetivo da Liderança.

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COACHING DE EQUIPES

quando os desafios do negócio exigem a ampliação da sinergia e/ou a criação de um “Espírito de Corpo” que possibilite uma maior conectividade das equipes como via para alcançar patamares superiores de desempenho.

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COACHING EXECUTIVO
INDIVIDUAL

quando a organização considera pertinente a presença de um coach executivo visando contribuir para o exercício eficaz do papel profissional de seus colaboradores.

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AVALIAÇÃO
DE POTENCIAL

quando a organização busca ter clareza em relação às iniciativas a serem promovidas para favorecer o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

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PROPÓSITO E ABORDAGEM

propósito colaborar com as organizações e com as pessoas que as constituem, a mobilizarem seu potencial de realização e contribuição efetiva.

abordagem busca integrar os aspectos subjetivos
e intersubjetivos (indivíduo e suas relações) com
os aspectos objetivos do fazer organizacional
(estratégia, processos e sistemas).

Espera-se que produto desta integração, o indivíduo amplie consciência em relação ao exercício do seu papel profissional e gere ações que permitam o surgimento de uma nova dinâmica congruente com as aspirações individuais, coletivas e do negócio.

ESTRATÉGIA It

visão, estrutura objetivos, metas atribuições
processos

definição de sucesso performance positiva
nos negócios

INDIVÍDUO I

realização pessoal
stress sadio
autoestima e respeito próprio reconhecimento

definição de sucesso satisfação pessoal,
energia e entusiasmo

EQUIPE
we

comunidade
pertença
lealdade
respeito mútuo
propósito partilhado

definição
de sucesso

relacionamentos
construtivos,
confiança mútua

CURSOS

Consciência, Liderança
e Resultado

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Feedback como
ferramenta de gestão

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Times de Alto
Desempenho

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CLIENTES

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r. cristiano viana 290 | 05411 000 | são paulo
55 (11) 3085 0408
alvaro@salamandraconsultoria.com.br
yusta@salamandraconsultoria.com.br